Docentes

Carolina Larrosa de Oliveira Claro

Professora Permanente

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6015810389131561

Professora do curso de Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (FURG). Possui curso técnico em Geomática (CTI - FURG), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004) e mestrado em Engenharia Civil (área de cadastro técnico multifinalitário) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007). 


Franciane de Lima Coimbra 

Professora Permanente

Lattes:https://lattes.cnpq.br/6703835363993889

Mestre em Oceanografia Biológica (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande, possui graduação em Física Bacharelado (2004) e em Física Licenciatura (2003) pela mesma instituição. Técnica em Geomática pelo Colégio Técnico Industrial Prof. Mario Alquati. 


Christiano Piccioni Toralles

Professor Permanente

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6331350892200378

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPel, 2008) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo (UFPel, 2013), seguindo a linha de pesquisa em Sistemas Configuracionais Urbanos. Também possui Formação Pedagógica em História (Claretiano Pelotas, 2015), MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades (Anhanguera Educacional Rio Grande, 2011) e formação de nível técnico em Edificações (ETFPel, 1998) e Geomática (CTI-FURG, 2001). Atualmente é professor efetivo EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande, nos cursos Técnico em Geoprocessamento e superior de Tecnologia em Construção de Edifícios.

Daniel Zanota

Professor Permanente

Atua como professor do curso de Geoprocessamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Colabora com o programa de pós-graduação em Sensoriamento Remoto do CEPSRM-UFRGS na co-orientação de estudantes e responsável pela disciplina de Processamento Digital de Imagens. Possui graduação em Física - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (2007), mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2014). 

Tiago Borges Ribeiro Gandra 

Professor Permanente

Lattes:https://lattes.cnpq.br/8370478243309846

Possui graduação em Oceanologia (2005) e mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de oceanografia e gerenciamento costeiro integrado, atuando principalmente nos seguintes temas: análise espaço-temporal de dados ambientais, sistemas de informações e sensoriamento remoto. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Câmpus Rio Grande) e estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFSC).

Miguel da Guia Albuquerque

Professor Permanente

Lattes: https://lattes.cnpq.br/8060060047535482

Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Miguel foi bolsista do CNPQ durante a realização de seu doutorado e bolsista da CAPES durante o curso de mestrado. Miguel é graduado em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e atualmente exerce atividades no Laboratório de Oceanografia Geológica da FURG.Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: morfodinâmica praial, risco de banho, balneabilidade e hidrodinâmica.


Jean Marcel de Almeida Espinoza

Professor Permanente

Lattes:https://lattes.cnpq.br/7921732083845430 

Possui Doutorado em Sensoriamento Remoto (UFRGS/2015), Mestrado em Sensoriamento Remoto (UFRGS/2006), graduação em Física (Bach./Lic - FURG/2004) e Física Médica (FURG/2008). Atua na área de Sensoriamento Remoto aplicado ao estudo glaciológico, processamento de imagens e sinais digitais e radiometria de reflectância. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Geotecnologias e Meio Ambiente (IFRS), Gestão Ambiental em Zonas Costeiras (FURG) e Sensoriamento Remoto (UFRGS). Profissionalmente desenvolve a atividade de professor junto ao IFRS/Câmpus Rio Grande na área de Física e Sensoriamento Remoto. 

Delnir Monteiro de Lemos

Professor Permanente

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5240897434628105

Possui graduação em Licenciatura Plena em Eletricidade Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1995) e mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Coordenador da Área de Geomática e dos Cursos Técnicos de Geoprocessamento do IFRS - Campus Rio Grande. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Ciências da Computação, com ênfase em Lógica de Programação e Banco de Dados.


Jefferson Rodrigues dos Santos

Professor Permanente

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5491697573778509

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Desde 2010 atua como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (Câmpus Rio Grande). Tem interesse nas áreas de Geografia Agrária e Geografia Econômica, atuando em temas como análise de sistemas agrários de base familiar, efetividade e impactos territoriasi de políticas públicas (previdência rural e mercados institucionais) e dinâmica territorial de agroindústrias (esp.celulose e papel). Atua também na área de metodologia de pesquisa e pesquisa qualitativa. É Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Tecnologias Livres - NTL, com desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão caracterizados pelo uso de tecnologias de pacote aberto "open source"